Ir para o conteúdo
Opções
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto-adjust screen resolution Increase font size Decrease font size Default font size
Você está aqui: Início
Todos "contam"
Escrito por Aires Vaz   
30-Out-2014
N
o âmbito da participação do Agrupamento de Escolas de Vila Cova na 3ª edição do concurso “Todos Contam” com o projeto “Os pais também aprendem com os filhos”, realizou-se no passado dia 24 de outubro, pelas 21h, uma palestra para pais e encarregados de educação, professores e auxiliares da ação educativa, sob o tema “A importância do orçamento mensal e o custo real do crédito”.
O orador convidado, o Dr. Pedro Ricardo Dias, que integra o Grupo de Projeto da Gestão do Incumprimento, do Departamento de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, começou por sublinhar a importância das famílias elaborarem os orçamentos mensal, anual e plurianual, pois só assim é possível planearem a forma como gerem o dinheiro que dispõem. No planeamento é crucial conhecer todos os rendimentos e despesas do agregado familiar que ocorrem mensalmente e anualmente; distinguir as despesas que são fixas das variáveis e compreender a importância da poupança para fazer face a imprevistos como o desemprego, a doença e/ou o divórcio.
O Dr. Pedro Dias referiu que é tão importante a fase da elaboração do orçamento como a fase da sua execução. Para que os planos não sejam adulterados é vital que as famílias sejam capazes de distinguir necessidades (ou bens essenciais) de desejos (bens supérfluos), e ter em atenção que alguns desejos podem ser traduzidos por despesas fixas, como por exemplo uma conta no cartão de crédito utilizado para comprar um televisor ou um telemóvel de última geração. Acima de tudo ficou a ideia que o crédito tem custos associados, pelo que recorrer a esta medida deve ser muito bem ponderado.
Quando as famílias contratam um ou mais créditos, um dos instrumentos utilizados na avaliação da sua capacidade financeira de cumprir com os seus compromissos é a taxa de esforço, isto é, a percentagem do rendimento destinada ao pagamento das prestações de créditos contraídos. Quanto maior é essa taxa de esforço, maior é o risco de surgirem dificuldades financeiras caso ocorram situações imprevistas como as anteriormente descritas.
Foram abordados ainda diversos pontos, tais como, os custos associados aos créditos (comissões, seguros, outros encargos) e as taxas que permitem comparar o custo total associado aos créditos: TAE (no caso do crédito à habitação) e TAEG (no caso do crédito ao consumo); o papel dos fiadores e das garantias/hipotecas nos créditos; os simuladores do orçamento familiar e dos diferentes tipos de crédito que se encontram no portal www.todoscontam.pt; o que é e para que serve a CRC (Central de Responsabilidade de Crédito); as responsabilidades de crédito efetivas e potenciais assumidas pelos clientes bancários com crédito; o que é, como e onde se pode obter o Mapa de Responsabilidade de Crédito; entre outros assuntos.
Todos os presentes saíram deste encontro mais enriquecidos, pois tiveram espaço para colocarem as suas questões e estas serem esclarecidas.
Cabe às famílias e à escola educar os jovens para que estes não venham a cometer no futuro os mesmos erros das gerações anteriores em relação às questões financeiras.
Cristina Alves
 
Todos contam!
Actualizado em ( 30-Out-2014 )
Ler mais...
 
Dia ROSA
Escrito por Aires Vaz   
29-Out-2014
I
nformamos a comuniOutubro ROSAdade escolar de que no próximo dia 30 de outubro de 2014 comemoramos o dia ROSA no agrupamento. Esta iniciativa serve para lembrar e sensibilizar todo o pessoal docente, não docente e comunidade educativa para a problemática do cancro da mama que afeta mulheres e homens, em qualquer idade.
Nesta iniciativa, promovida pela equipa da escola promotora de saúde, teremos a colaboração do curso “ técnico auxiliar de saúde”.
Convidamos, quem puder, para trazer vestida uma peça de roupa cor-de-rosa.
No final do 1.º bloco da manhã, com a maior brevidade possível, os docentes e não docentes incluindo os do 1.º ciclo da EBS, dirigem- se à zona exterior, em frente à secretaria onde receberão lenços rosa (para colocar na cabeça)ou laços para colocar na lapela. Entretanto, também teremos a participação dos alunos do JI de Vila Cova e de alguns idosos do centro de dia de Vila Cova.
Serão distribuídos panfletos com os sinais de alerta e principais informações sobre o tema.
Depois formaremos o grande grupo em frente à nossa árvore rosa, com o logótipo da luta contra o cancro da mama, e registaremos o momento em fotografia.
Finalizado este momento, todos voltam às suas atividades normais, à exceção dos mais pequenos e dos mais velhos que terão mais algum tempo para um lanche especial, no bufete.
Esperamos que colaborem e ajudem a alertar, divulgar e, principalmente, respeitar e apoiar quem tiver este problema.
O convite para estar presente estende-se a todas as pessoas da comunidade que queiram e possam vir à escola nesse intervalo para participar.

Actualizado em ( 29-Out-2014 )
Ler mais...
 
Palestra: A importância do orçamento mensal
Escrito por Aires Vaz   
22-Out-2014
Cartaz palestra orçamento mensal
Ler mais...
 
Leitura digital
Escrito por Aires Vaz   
15-Out-2014
O Agrupamento de Escolas de Vila Cova vai desenvolver um projeto inovador intitulado “Das novas leituras aos novos leitores – o contributo dos suportes digitais para a formação de leitores”, que passa pela utilização de códigos QR.
O código QR é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente descodificado por um telemóvel ou por um tablet. Para o poder utilizar será necessário instalar nos telemóveis uma aplicação que permitirá a sua leitura. Pode utilizar-se, por exemplo, a aplicação QR Code Reader: Nesta fase prévia, convida-se a comunidade educativa a descarregar a aplicação para os seus equipamentos digitais e a tentar fazer a leitura da imagem abaixo.
Código QR
O projeto será brevemente apresentado à comunidade educativa, bem como o financiamento e os parceiros envolvidos.
Actualizado em ( 15-Out-2014 )
Ler mais...
 
Contratação de técnico especializado por oferta de escola - psicólogo (atualização)
Escrito por Aires Vaz   
19-Set-2014
Aviso de abertura
Actualizado em ( 09-Out-2014 )
Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 270
Outubro 2014 Novembro 2014
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31

Sindicância

cartaz_profissional_tecnico_auxiliar_saude_thumb.jpg
Biblioteca Escolar
novas_oportunidades.jpg
Blogue do Jardim de Vilar do Monte
apc.jpg

Documentos recentes

30.Jun
Downloads
FileProtocolo Ecolinha
Protocolo Ecolinha
30.Jun
Downloads
FileGrelha de observação PIL
Grelha de observação PIL
14.Sep
Downloads
FileProjeto educativo do agrupamento
21.Jul
Downloads
FileAvaliação - Plano de melhoria do agrupamento
Avaliação - Plano de melhoria do agrupamento
16.Dec
Downloads
FileRegulamento de utilização do cartão magnético GIAE

Visitantes


logótipos