Ir para o conteúdo
Opções
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto-adjust screen resolution Increase font size Decrease font size Default font size
Você está aqui: Início
Seminário Internacional sobre a “Sala de Leituras do Futuro”
Escrito por AEVC   
16-Jun-2016

Especialistas e professores refletem e projetam a sala de aula do futuro

cartaz do seminário internacional sobre sala de leitura do futuro

E
specialistas e professores refletem e projetam a sala de aula do futuro.
Numa organização tripartida – Câmara Municipal de Barcelos (CMB), Universidade do Minho e Escola Básica e Secundária de Vila Cova, decorrerá no dia 2 de julho de 2016, no auditório dos Paços do Concelho em Barcelos, o I Seminário Internacional designado “Sala de Leituras do Futuro”. Esta iniciativa, ao reunir um conjunto de especialistas da área da leitura, das literacias, das tecnologias digitais e dos Ambientes Educativos Inovadores, pretende abrir um espaço de debate e reflexão que colabore para a reconstrução de novos cenários para ensinar e aprender na escola atual. É neste contexto que o coordenador da iniciativa, professor Paulo Faria, sublinha a importância de repensar o papel da pedagogia, da tecnologia e do design
em contexto educativo, a partir da leitura (literária e científica) na escola.
A vereadora da educação e atual vice-presidente do município, Armandina Saleiro, salienta que a CMB apoia, desde a primeira hora, a realização deste Seminário Internacional. Segundo a autarca, este evento servirá para que os profissionais da educação e os decisores políticos compreendam melhor os desafios a que a escola
tem que responder na sociedade atual.
Este evento marcará também o lançamento da construção da primeira “Sala de Leituras do Futuro”, que terá lugar nas instalações da Escola Básica e Secundária de Vila Cova. Este projeto apoiado pela Câmara Municipal, é financiado pela Fundação Montepio, no âmbito do concurso que a referida escola venceu no presente ano.
O Seminário “Sala de Leituras do Futuro” dirige-se, assim, aos Diretores das Escolas/Agrupamentos, Professores, Investigadores, Encarregados de Educação e a todos aqueles que acreditam que a educação de um povo é a principal porta de acesso para o sucesso profissional e realização pessoal.
Para o Município de Barcelos e para a organização do Seminário “Sala de Leituras do Futuro” há uma grande expetativa, pois consideram que terá repercussões nas políticas educativas do concelho e até do país.
Para mais informações sobre o Seminário Internacional, pode consultar-se a página
http://salaleiturasfuturo.wix.com/2016

A inscrição é gratuita, mas obrigatóriapor limitação de lugares no Auditório Municipal.
Pode fazer a sua inscrição, preenchendo o formulário.

convite digital Seminário Internacional Sala de Leitura do Futuro"

 

Actualizado em ( 16-Jun-2016 )
 
Bolsa de manuais escolares
Escrito por AEVC   
09-Jun-2016
Informação relativa à bolsa de manuais escolares
Ler mais...
 
Semana da Leitura (14 a 18 de março)
Escrito por AEVC   
09-Mar-2016
Cartaz da Semana da Leitura 2016
Ler mais...
 
Prémio Escolar Montepio
Escrito por AEVC   
23-Fev-2016
Fundação Montepio (logótipo)
O
Prémio Escolar Montepio, que conta com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, foi instituído pela Fundação Montepio no ano de 2008/2009, com o propósito de distinguir projetos educativos inovadores, orientados para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem no nosso País.
No ano de 2015, a Fundação Montepio distinguiu dois projetos educativos inovadores, sendo o mais alto prémio atribuído ao Agrupamento de Escolas de Vila Cova, ao projeto “Leituras com Ciência na era da multiplicação de ecrãs – desafios e oportunidades para professores e alunos”, no valor de 20.000,00€.
Este projeto visa aproveitar o potencial da multiplicação de ecrãs e do mobile learning para aproximar os alunos da leitura de obras científicas dirigidas ao grande público. Com o objetivo de desenvolver níveis de literacia e cultura científica mais aprofundados e melhorar os índices compreensão/leitura, o projeto sustenta um conjunto de estratégias conducentes ao incremento da leitura partilhada de obras selecionadas, através de uma equipa multidisciplinar de professores, a construção de uma biblioteca digital, atividades de leitura a partir de tablets híbridos e a dinamização de fóruns de leitura, presenciais e na rede.
A cerimónia de entrega dos prémios ocorreu no dia 19 de fevereiro de 2016, na Fundação Montepio em Lisboa. O Agrupamento fez-se representar por uma comitiva constituída pelo diretor, Alberto Rodrigues, pelo coordenador do projeto, professor Paulo Manuel Faria, e por dois alunos.

Prémio escolarPrémio escolar
Prémio escolarPrémio Montepio
Prémio escolarPrémio escolar
Actualizado em ( 23-Fev-2016 )
Ler mais...
 
Recolha de artigos para benefício dos utentes da Casa Abrigo
Escrito por AEVC   
02-Fev-2016
De 15 a 22 de fevereiro de 2016, realizar-se-á, na EBS de Vila Cova, uma campanha de recolha de artigos de roupa ou alimentos não perecíveis para benefício dos utentes da Casa Abrigo, vítimas de violência doméstica. Se pretenderem participar, podem deixar os artigos na receção da escola.
Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 317
Junho 2016 Julho 2016
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30

Sindicância


cartaz_profissional_tecnico_auxiliar_saude_thumb.jpg
Rede de Bibliotecas de Barcelos
Biblioteca Escolar
novas_oportunidades.jpg
Blogue do Jardim de Vilar do Monte
apc.jpg

Documentos recentes

30.Jun
Downloads
FileProtocolo Ecolinha
Protocolo Ecolinha
30.Jun
Downloads
FileGrelha de observação PIL
Grelha de observação PIL
14.Sep
Downloads
FileProjeto educativo do agrupamento
21.Jul
Downloads
FileAvaliação - Plano de melhoria do agrupamento
Avaliação - Plano de melhoria do agrupamento
16.Dec
Downloads
FileRegulamento de utilização do cartão magnético GIAE

Visitantes


logótipos